Vidro Temperado e Laminado
O vidro temperado e laminado une as vantagens destes dois tipos de vidro de segurança: a resistência mecânica do vidro temperado com a segurança do vidro laminado (manutenção do vão em caso de quebra). São obtidos inicialmente por meio de tratamento térmico (tempera-aquecimento controlado e resfriamento brusco) das lâminas que compõem o produto.
A seguir, as lâminas de vidro, já temperadas, são unidas com quatro filmes de plástico especial chamado Polivinil Butiral ou PVB. Ele é submetido ao processo onde as chapas de vidros são intercaladas com o PVB e prensadas em um equipamento chamado calandra; depois disso, o vidro passa por alta pressão e temperatura na autoclave. No final temos as chapas de vidro fortemente ligadas por meio deste filme plástico.
No caso do vidro temperado e laminado sofrer um impacto muito violento ele se quebra em pequenos fragmentos, mas o conjunto não se rompe e os fragmentos de vidro ficam presos no filme plástico evitando-se a abertura do vão.
Graças à sua resistência mecânica, o vidro temperado e laminado é o produto que deve ser aplicado quando a peça exige resistência e segurança, como por exemplo, guarda-corpos, piso de vidro e visores de piscina.
O vidro temperado e laminado com PVB também oferece proteção contra desbotamento e envelhecimento provocados pelo sol, pois filtra 99,6% dos raios UV, minimizando o desbotamento de imóveis e tecidos, sem interferir no crescimento das plantas.
|
Característica
- 4 vezes mais resistente que um vidro laminado comum
Aplicações
- Escadas, guarda-corpos, pisos, fachadas e coberturas
|
|