Vidro Laminado
Os vidros laminados são obtidos por meio da colagem de duas ou mais chapas de vidro, com um ou mais filmes de plástico especial chamado polivinilbutiral ou PVB. Eles são obtidos por meio de aquecimento controlado e resfriamento brusco, o que cria um estado de tensão interna aos vidros; seu interior fica sob tensão de tração e, por consequência, sua superfície fica comprimida.
É exatamente esta compressão na superfície dos vidros que aumenta sua resistência mecânica em cinco vezes. No caso dos vidros temperados sofrerem um impacto muito violento, eles se quebram em pequenos fragmentos. Estes fragmentos por serem muito pequenos, não provocam cortes profundos que possam ferir gravemente uma pessoa, ao contrário do vidro comum.
Graças à sua resistência mecânica, os vidros temperados devem ser aplicados quando a peça possui furações e recortes, sendo que o vidro deve ser temperado nas suas dimensões finais, pois após este processo, não é mais possível qualquer modificação no seu tamanho, em furos ou recortes. Além destas propriedades mecânicas, os vidros temperados possuem uma melhor resistência a variações de temperatura, quando comparados ao vidro comum ou laminado.
Características
- Segurança às pessoas e anti-vandalismo;
- Segurança patrimonial;
- Pode ser um vidro a prova de balas;
- Mesmo quebrado, o vidro permanece no caixilho, mantendo sua função de fechamento;
- Melhoria acústica;
- Filtragem dos raios ultravioletas;
- Estética e personalização: a combinação feita entre vidros e cores de PVB faz com que haja inúmeras combinações;
- Privacidade;
- Pode permitir excelente iluminação natural, com baixa transmissão de calor.
Aplicações
- Bancos, lojas, vitrines;
- Fachadas;
- Guarda-corpos;
- Coberturas;
- Pisos;
- Janelas;
- Locais que necessitem de segurança e/ou privacidade.
|